domingo, 7 de dezembro de 2008

Participação da equipa (Abrantes)

Marcou presença: João Valério (62kms)
Classificações:
1.º João Pereira - 02h36m22seg
39.ª João Valério - 04h51m48seg
54.º Último - 05h38m38seg
Foram os únicos classificados nos 62kms face às desclassificações verificadas por causa da mudança de percurso (de 62kms para 32kms de alguns atletas), desistências e faltas de comparências.
A partida foi dada às 09H30, mas cheguei pelas 08H35 para ver o ambiente. Foi disponibilizado gratuitamente aos participantes bebidas quentes (leite, café, chocolate, capuccino, etc) através da colocação de uma máquina de vending, alguns bolos como salame e torta e também barras energéticas. O pessoal aproveitou... claro!

À partida o tempo encontrava-se meio chocho com umas nuvens a pairar... o pior foi cerca de 15 minutos depois. Começou a chuvarada que de vez em quando parava e depois lá voltava novamente. Com o que tem chovido aqui na zona nos últimos dias e com a chuva de hoje, o terreno ficou impraticável. Lama até mais não, ribeiras, ribeirinhos e rêgos de água atestados.

Compareceram bastantes atletas, mas também houve bastantes a mudar da prova Maratona (62kms) para o Passeio (32 kms). Resultado: Desclassificados! Tudo por culpa do tempo.


As subidas, devido à chuva, tornaram-se triplamente difíceis devido à falta de aderência provocada pela lama. As descidas, que em tempo seco adivinhavam-se rápidas e divertidas, passaram a ser perigosas e lentas provocando bastantes derrapances e sustos.



Aqui o 1.º abastecimento... mesmo a tempo que já não tinha água no cantil, porque do céu era a rodos... segundo me apercebi, desta vez os meus travões portaram-se a 200%, ao contrário de diversos lamentos que ía ouvindo a colegas de prova.


Os únicos troços onde se podiam aceitar distrações era só mesmo no asfalto!

Curtam esta foto de uma das subidas! As fotos não ficaram com a qualidade desejada devido ao tempo, mas neste campo não costumo falhar... Além da lama ainda tínhamos de contar com as canas, paus e vegetação espalhada pelos trilhos que ajudavam ao malhanço. Felizmente eu só tive um que nem chegou a ser completo por não ter ido ao chão, foi só um desmontar seguido de uma pequena corrida para equilibrar que evitou o pior.

Aqui o 2.º abastecimento aos cerca de 40 kms. Com a chuva que caía a vontade de continuar era muito pouca, tendo mesmo ficado alguns atletas aqui para serem transportados até à meta. As dores musculares, caímbrias e ferimentos resultantes de quedas eram os mais vistos.




A lama no equipamento da bicicleta era tanto que era com bastante dificuldade que se conseguiam desencaixar as sapatilhas dos pedais, provocando grandes sustos e quedas.


Aqui na passagem pelos 50kms decorridos. Cada 10 kms havia placa informativa. A Organização havia também umas placas com dizeres divertidos em certos pontos do percurso, mas desajustadas face à impraticabilidade do terreno, como sejam ACHO QUE VAIS MOLHAR OS PÉS, DIVERTE-TE DESCIDA RÁPIDA, entre outras que não recordo.

A cerca de 6kms da meta e já com uma fominha descomunal e a pensar que à minha chegada já não havia almoço... mas afinal havia!

Foto da minha chegada. Parecia um soldado da 1.ª GG a chegar de uma trincheira! Lama até mais não. O casaco anti-chuva oferecido pela Organização é o que tenho vestido, que no final estava bom para ir para o lixo de tão rasgado que estava como é possível ver numa das mangas... bastava uma balsa tocar-lhe e ficava com um rasgão...

Após a prova o tão esperado almoço. Muito bem servido e com uma imensa diversidade de escolha (self-service) à boa maneira do Restarante do Parque de São Lourenço!


Aproveito para deixar aqui cumprimentos ao camarada do Selinda que me acompanhou por alguns quilómetros, bem como ao pessoal dos Casais de Revelhos, Zonalheira Btteam (S. Facundo) e Grupo BTT Cabeço das Águias (Arreciadas).
Aqui os três primeiros classificados gerais absolutos da Maratona:
1.º João Pereira - 02h36m22seg
2.º Rui Galinha - 02h47m29seg
3.º Ismael Graça - 02h54m40seg
Comentário Final:
Tirando o mau tempo que não ajudou... parabéns à Organização! Trilhos espectaculares (em tempo seco), boas marcações, bom apoio humano, excelentes abastecimentos, óptimo ambiente, banhos com boas condições (disseram-me que eu tomei em casa), espectacular recepção aos atletas e melhor despedida com um grandioso almoço. Para o ano cá estarei novamente. Continuem. Especial abraço ao Chamusco que muito contribuiu para o desfecho atingido.