domingo, 21 de fevereiro de 2010

Participação da equipa (V. N. Barquinha)

- Clicar no título para aceder ao site da Organização -
1.º Evento da Zona 55 com Representação Patrocinada
Zona55/PrimeiraLinha/JTT
Classificações:
60kms:1.º - 02:44:45 - Hugo Moreira (BTT Sardoal)
21.º - 03:59:22 - Filipe Rodrigues (Zona55/PrimeiraLinha/JTT)
32.º - 04:33:38 - Último
Desistência aos 44kms (Problemas Mecânicos):
João Valério (Zona55/PrimeiraLinha/JTT)
**********
35kms:
1.º -02:02:45 - José Silva (RHC Bikes)
13.º - 02:34:21 - Luís Marques (Primeira Linha)
26.º - 02:46:11 - Nuno Carpinteiro (Primeira Linha)
29.º - 02:48:56 - João Betes (Primeira Linha)
62.º - 03:09:18 - Carlos Lopes (Zona55/PrimeiraLinha/JTT)
76.º - 03:20:42 - Paulo João (Zona55/PrimeiraLinha/JTT)
183.º - Último - 04:48:10
**********
Passeio Famílias:
Não Participou - Sofia Lopes (Zona 55 Bike Team)


A concentração ocorreu na localidade da Moita do Norte, no complexo desportivo Aqua Gym, onde fomos presenteados com um coffee break logo à chegada: pastelaria diversa, rissóis e croquetes, chá, café e água ...


O secretariado funcionou a todo o gás na entrega dos dorsais e sem grandes filas.

Antes da partida, eu (Valério), Paulo João e Filipe, ainda encasacados, pois apesar do São Pedro nos haver dado tréguas, o frio mantinha-se. Na noite anterior e início da manhã ninguém adivinharia bom tempo.

Filipe, Carlos e Valério já ansiavam pela partida. Uma noite mal dormida era comum aos 3 elementos.
Foto conjunta entre os participantes que partilhavam a representação do Primeira Linha neste evento. Da esq.ª para a dt.ª: João Betes, Filipe Rodrigues, João Valério, Paulo João, Carlos Lopes, Nuno Carpinteiro e Luís Marques.

Os elementos da Zona 55 repartiram-se com representações 50/50 de 2 elementos nos 35kms/60kms, já no Passeio Famílias a Sofia Lopes não compareceu à partida com medo da chuva.

Com o frio que se fazia sentir a única forma de aquecer era mesmo começar a pedalar ...

A partida conjunta para ambas as distâncias foi dada à hora marcada: 09H00.

Apesar do tempo chuvoso, cerca de 2 centenas de atletas compareceram a este evento de btt.

Os primeiros quilómetros dos trilhos foram compostos de subidas.

Foi sem surpresa que os participantes se depararam com enormes poças de água, zonas de intensa lama e dificuldades em conseguir manter as trajectórias das bikes.


Haviam zonas em que era quase impossível fazer o atravessamento sem desmontar das bicicletas face à falta de aderência do terreno. Todo o cuidado era pouco na escolha dos trilhos.

As enormes poças de água sucediam-se com frequência. Por esta altura já havia a registar 2 feridos, vítimas de quedas, para eles deixamos os votos de melhoras e boa recuperação.
O Filipe Rodrigues, pela 1.ª vez havia arriscado uma distância de 60kms em eventos... e não se deu nada mal! Desde os primeiros quilómetros que se mantinha alguns minutos à frente do Valério.

O Valério, começou logo desde início a sofrer com a lama, travões e desviadores exigiam, em intervalos de poucos minutos, que fossem desobstruídos para funcionarem em condições mínimas.


Um pouco mais atrás, o Carlos Lopes ganhava algum avanço sobre o Paulo João, ambos nos 35kms.

A chegada à ZA sensivelmente colocada ao km 22, com separação 35/60kms foi atingida primeiramente pelo nosso elemento Filipe. As ZA encontravam-se muito bem apetrechadas em alimentos e líquidos.

Cerca de 5/10min. depois, chegava o Valério que havia sofrido uma aparatosa queda escassos kms antes, sem grande gravidade. Em ambas as fotos acompanhado pelo Nuno Ribeiro (Fôjo-Zybex BTTeam).


Carlos Lopes também numa ZA (Zona de Abastecimento).

O Paulo João dirigia-se também ao abastecimento fornecido pela Organização.

De uma forma geral haviam muitos elementos da G. C. Barquinhense espalhados pelos percursos a dar apoio no que fosse preciso, no entanto, devido à perigosidade do terreno, talvez o seu número devesse ter sido maior.


Apesar das adversas condições atmosféricas nos dias que antecederam o evento, as marcações dos percursos estavam impecáveis salvo uma outra situação pontual.





O sol, contra todas as suspeitas, também veio marcar presença, como que a gozar com os faltosos.

J. Valério seguia de perto o elemento representante da equipa Fôjo-Zybex BTTeam nos 60kms.



Após passagem pela localidade de Praia do Ribatejo, o Valério foi obrigado a desistir após ter limpo por completo os dentes do roleto inferior do desviador traseiro, o que impedia o deslizamento da corrente.


A meta aproximava-se para o pequeno número de participantes que conseguira superar as dificuldades fisícas e mecânicas impostas pelo terreno. O Filipe constava desse pequeno grupo de 32 atletas.

Passagem junto à Escola de Tropas Aero-Transportadas de Tancos.


Na localidade de Tancos encontrava-se uma das zonas com maior espectacularidade, uma descida sobre terreno rochoso que levou ali bastante público. A descida do moínho.

Eis o facto que dá nome ao evento: "... Almourol (Castelo) à vista". Ao fundo.

Aspecto badalhoco da BH do Filipe à chegada, que havia ganho a "luta" com o Valério.

O Carlos Lopes havia-se superado ao Paulo João. Aguardam-se novos salutares embates... Quero também aqui deixar os parabéns ao meu "bro" Renato Valério (Fôjo-Zybex Btteam) pelo seu 6.º lugar nos 35kms.

O Manuel Maia (grupo Primeira Linha) aqui acompanhando o Filipe, compareceu somente ao almoço.

Junto à meta encontravam-se disponíveis diversas mangueiras para lavagem das bikes.

Os balneários disponibilizados pela Organização foram excelentes e inigualáveis. Água quente e espaço enorme que permitia a rápida utilização das instalações.

O Valério mostrava ao Filipe o que o tinha levado a desistir com 44kms percorridos...

Quais eram as probabilidades de isto vir a acontecer?...

...e isto? Inacreditável! Este quadro carbono KTM partiu na zona frontal durante uma descida e provocou uma aparatosa queda ao seu tripulante que sofreu alguns ferimentos e teve de ser recolhido do local pelos bombeiros.

Os representantes da equipa Zona 55 Bike Team na fila para o almoço. Filipe Rodrigues,Paulo João, João Valério, Carlos Lopes e Sofia Lopes que compareceu só para a refeição. Uma boa presença da nossa equipa!

A ementa também foi impecável: caldo verde, porco no espeto com arroz-feijão acompanhado por salada de tomate ou alface regados com bebidas a gosto e para sobremesa arroz-doce e frutas.
Para terminar, queremos agradecer o apoio disponibilizado aos nossos 4 elementos que ostentaram o nome de equipa Zona55/PrimeiraLinha/JTT, aos nossos colaboradores JTT (Loja de Peças e Acessórios Para Motos e Bikes - Rossio ao Sul do Tejo) e Primeira Linha (Semanário Regional - Abrantes) e esperar que tenham gostado da nossa representação tanto como nós gostámos de ali participar.
Votação ao evento: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Reportagem: Texto: Valério; Fotos: Zona55BkT, GC Barquinhense, BTT Sardoal (Bernard Huot), Fôjo-Zybex BTTeam, JP Betes, J. Dias, Dinis, ...