domingo, 11 de abril de 2010

Participação da equipa (Olivais)

Participante 35kms:
David Gonçalves
Patrocínios:
Semanário Primeira Linha / JTT - Peças e Acessórios para Motos e Bicicletas


O David Gonçalves aproveitou a estada na sua terra-natal, a escassos kms de Leiria, para participar neste 2.º Passeio em representação da nossa equipa e apesar de não ter a companhia de mais nenhum outro elemento da Zona 55 Bike Team, isso não o demoveu de participar na sua 1.ª prova aos comandos da sua recém-adquirida Bianchi Oetzi Carbon, aproveitando um fim-de-semana sem provas no campeonato de estrada de veteranos, onde integra a equipa da União de Ciclismo de Leiria.
Algumas dezenas de atletas, poucas, estiveram presentes neste fim-de-semana repleto de ofertas em realizações de eventos btt, um pouco por todo o país, com o tempo a ajudar à festa.

O Secretariado funcionou razoavelmente bem e rápido para os levantamentos de dorsais.

Notou-se alguma falta de calo à Organização, onde a maior falha foi talvez a nível das marcações, que eram disponibilizadas em fitas e setas muito pequenas, além de serem de cor verde, que se tornam bastante difíceis de serem identificadas. Os trilhos escolhidos foram excelentes, para os 37kms apresentados com uma altimetria a rondar o acumulado de 1.358 mts.


O nosso atleta David Gonçalves ainda se viria a enganar no percurso por 2 vezes e a cair outras tantas numa das técnicas descidas em saibro e areia, mas nada de grave.


Zona de Abastecimento



A Organização do evento não promoveu a contabilização de tempos ou classificações, no entanto, foi-nos informado que o David cortou a meta sensivelmente no 6.º lugar da geral na distância de 37kms.

Relativamente a banhos, foi pena a água ser fria, no entanto o almoço composto por uma deliciosa Sopa de Pedra e o ambiente hospitaleiro fizeram esquecer esse ponto menos bom.
A nossa classificação: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Reportagem: Fotos de D. Gonçalves e M. Marques, Textos: Zona55BkT (JV)

Participação da equipa (Bemposta)

Para aceder ao link da Organização clicar sobre o título acima.
Patrocínios:
Semanário Primeira Linha / JTT - Peças e Acessórios para Motos e Bicicletas
Participantes:
45kms - Rui Almeida (dorsal n.º 271)
60kms - João Valério (dorsal n.º 317)

Maratona: 1.º - 03H03m07 - Leonardo Lico (Bicicar Team) »»» 17.º - 04H02m00 - João Valério (Zona55/PrimeiraLinha/JTT) »»» 133.º - 06H24m18 - Último
Meia-Maratona: 1.º - 02H27m27 - António Sousa (ITT Merida) »»» 65.º - 03H35m30 - Rui Almeida (Zona55/PrimeiraLinha/JTT) »»» 170.º - 06H31m57 - Último »» 95 Atletas desistentes ou não controlados.

O Rui Almeida, acompanhado pela restante família Ana e Hugo (participante no passeio pedestre), habituais representantes da Zona 55 Bike Team, percorreram no total 840kms para se deslocarem até Bemposta.

O João Valério, acompanhado pela Sofia Lopes, também ela representante assídua da Zona 55 Bike Team (participante no passeio pedestre), bem como, por 3 elementos representantes da Fôjo-Zybex BTT Team, a saber: Nuno Ribeiro, Pedro Loureiro e Renato Valério, percorreram desde Abrantes um total de 740kms.

A chegada do grupo Zona 55/Fôjo-Zybex a Bemposta, deu-se por volta das 12H50, após parte da viagem ter sido realizada via Espanha (Vilar Formoso/Ciudad Rodrigo/Vitigudino/Fermoselle) até à bonita e fronteiriça Barragem de Bemposta, com destino em Sendim, onde viríamos a pernoitar e a aguardar pelo restante grupo.

Apesar de ter saído do trabalho às 07H00 da manhã e muito por culpa da companhia do alegre grupo, nem cheguei (J. Valério) a ir "à cama", deixando os comandos da minha viatura sob responsabilidade do meu "manecos" Renato Valério, para não abusar da sorte perante tão auspiciosa e emotiva aventura pela frente.

Já por terras de Mogadouro aproveitámos para eternizar o momento com algumas fotos.

Ao almoço e ainda sem a chegada do clã Almeida, pedimos o nossa tema de conversa de toda a viagem: Posta Mirandesa, no restaurante que nos foi indicado pelo amigo Vítor Aleixo (filho da terra) como o local onde esta nasceu: "Restaurante/Residencial Gabriela" em Sendim, onde também havíamos reservado dormida.

Fomos aqui recebidos com uma simpatia desconcertante, deixando-nos até captar as famosas alheiras no fumeiro. Não fosse o objectivo principal que nos havia ali levado e a noite teria sido uma desgraça à "figadeira".

E eis a famosa posta mirandesa à disposição do casal Valério.

Depois do almoço e chegada a hora do café, cruzámos-nos com um enorme e simpático grupo de bêtetistas de Sobrosa - Paços de Ferreira, que bisavam a sua presença por terras de Bemposta, com o animado Mário a puxar pelo pessoal. A todos os visados na foto um grande abraço e esperamos ver-nos proximamente.

Finalmente, eis que chegava o Rui Almeida e estava composta a parelha da representação Zona 55 Bike Team.

As paisagens por estas bandas são sem dúvida de tirar a respiração.




Barragem de Bemposta


Miranda do Douro


Já à noite, após levantarmos os kit's de inscrição, na fila para o jantar disponibilizado no Pavilhão Desportivo de Bemposta, cuja ementa seria à base de carnes grelhadas, imperial e bom vinho.

Os elementos: Fôjo-Zybex BTT Team/Zona 55 Bike Team a partilhar a mesa.

Após alvorada às 07H30 com um pequeno-almoço bem recheado em Sendim, o Rui já preparado.

Esq.ª/Dt.ª: Renato Valério e Manuel Nogueira (Fôjo-Zybex), João Valério e Rui Almeida (Zona 55).

O grupo de bonitas pauliteiras a darem as boas-vindas aos atletas muito atentos ;)

Parabéns às moças pela exibição!

Já na grelha de partida!

Sem aparentes motivos para pressas, os "Zona" 55 engrossavam o pelotão.

A minha Jorbi fazia aqui a sua estreia em eventos e para recordar nada como viajar-mos juntos 840kms.

A partida deu-se um pouco depois da hora marcada mas num ritmo bastante acessível a todos.

À partida estiveram presentes cerca de 350 atletas distribuídos pelas distâncias de 40/60kms.


Após algumas (poucas) centenas de metros entrávamos na terra, muita (demasiado) fôfa por sinal.



Haviam mesmo alguns "lagos" para superar, que obrigariam a uma rota alternativa para alguns.


As marcações no percurso estiveram medianamente bem colocadas, não fosse o reduzido número de fitas e setas, que por vezes teriam evitado a diminuição de ritmo e a ideia errada de que estávamos fora do trilho.


Todo o percurso foi composto por bons trilhos e dureza q.b. para os que já se tinham preparado para este terreno, mesmo assim, nunca é fácil um passeio/maratona sobre lajes que provocam umas boas dores de braços.


Para Posto de Controlo era suposto haver mais do que 1, previstos 4 no dorsal oficial, mas tal não aconteceu, sabe-se lá porquê só na 1.ª ZA fomos controlados e, critícas à parte numa zona desadequada de descida 10%


Os dorsais disponibilizados pela Organização e também deixaram muito a desejar, pelo menos para quem, como eu, é coleccionador ferranho. O dorsal em papel merecia, pelo menos, ser plastificado.


Chegada à 2.ª ZA (zona abastecimento) líquidos / 1.ª ZA de sólidos.


Pelo caminho, os populares haviam saído às ruas para nos motivarem e perante tão grande número de participantes iam perguntando de onde vinhamos dando-nos apoio e cumprimentos hospitaleiros.

Supra-sumo das ZA de eventos BTT. Sem igual! Sandes de quase todo o tipo, bolos, frutas, sumos, vinho, águas, enchidos e javali assado em pote de barro. Talvez demasiado exagerado, digo eu...

Rui Almeida desfrutando do petisco... bem suado por sinal.

Mesa da ZA aos participantes nos 4.ºs Trilhos do Douro Internacional, comum a ambas as distâncias.



Já a escassos kms do final, passagem sobre a Ponte Romana...

...comum ao passeio pedestre, que por sinal foi demasiadamente duro para os participantes.


Rui Almeida a gastar as últimas gotas de suor.


O almoço calhou-nos no Restaurante Sol e Mar (defronte ao Pav. Desportivo), onde fomos muito bem servidos:

Canja bastante deliciosa...

... e o Bulho com Cascas, só para apreciadores!

Depois de almoço foi sorteada uma bicicleta Specialized Hardrock Sport Disc, com linhas muitas bonitas.

Infelizmente ainda não foi desta que ganhámos o prémio maior :(

Mas para compensar tão extensa deslocação, foi o Rui Almeida, entretanto pronunciado Representante Oficial da Zona 55 Bike Team para Recebedor de Prémios, receber os 5 litros de vinho tinto com que o João Valério foi premiado por sorteio de dorsais. Em jeito de balanço final, sem dúvida um fim-de-semana a não esquecer.
Classificação: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Reportagem- Texto: J. Valério / Fotos: Zona55