domingo, 6 de novembro de 2011

Participação da equipa (Pego)

Representação a cargo de:
João Pedro Silva, Paula Vicente, Pedro Silva e Sofia Lopes.

A equipa alinhada só para a fotografia, pois a partida seria um pouco depois, Paula Vicente, Pedro Silva, João Pedro Silva e Sofia Valério.

No café mais próximo da partida, do qual não tomei nota do nome, foi o local escolhido pelos elementos da Zona55, para acumular energia e beber o café da praxe matinal, com o intuito de assim enfrentar as "dificuldades" físicas do dia que se avizinhavam.


O elemento mais novo da equipa pronto para tudo o que lhe ia aparecer pela frente, pois o percurso de 7 km passou a 11,9km, iria ter dificuldades que bastante lhe agradavam, tais como, poças, lama e algumas descidas.


Já Paula Vicente, ela estava bastante apreensiva, pois, após 3 meses sem andar de bike, iria voltar logo para uns bons 20 km.

Sofia  Lopeso e João Pedro Silva esperavam pela partida do inicio da sua cruzada.

Inicio da prova, nas distâncias 20 e 50 km.

O pai Pedro dava as ultimas instruções ao filho João Pedro, como é que ele se deveria comportar, pois iria ficar entregue à Sofia - e muito bem entregue.


A Paula Vicente rolava a bom ritmo e nesta altura ainda não rogava pragas ao esposo Sérgio, que foi quem  a meteu nesta aventura.

Nesta fase de terrenos arenosos e com alguma brita, já a Paula ia pensando: "Mas como é que eu me deixei enganar!?..."

Por cabeços e vales andaram estas almas deambulando, sobre rodas, até que foram encontrados pelos soldados da paz, mas que não chegaram a ser necessários, pois a Paula foi desbravando o terreno que lhe ia aparecendo.

Foi pela passagem junto da Central Termoeléctrica do Pego que a Paula, voltou a recarregar energias.



Como se de um paquete se tratasse, a Paula como boa Comandante assim se fez às águas agitadas que lhe apareceram pela frente, pois ultrapassou aquele cabo das tormentas sem meter água.


Como se pode observar pela imagem esteve um otimo dia para prática do BTT, o piso estava em boas condições com estradões rolantes e algumas dificuldades, poucas, fáceis de transpor.

As marcações estavam qb, apenas houve um pequeno engano, derivado a uma fita que após passagem dos primeiros (quase todos) se ter desprendido, provocando um ligeiro desvio, que prontamente foi retificado por um elemento da organização que acompanhava o fecho da prova.

Esta foi uma de algumas vezes em que a inclinação do terreno não era aquela mais adequada por alguns participantes, pois obrigava a colocar os pés no chão e a empurrar a burra seixos acima.

O Pedro como não há terreno que lhe meta medo, resolveu em vez de empurrar a burra, montou-a e forçou-a a subir.

Durante o percurso, houve um cão, animal intitulado como "o melhor amigo do homem", que resolveu fazer também ele todo o percurso dos 20 km. Neste caso foi o melhor amigo da mulher, pois só da mão da Paula é que o bicho na ZA bebeu água.

Depois das energias gastas, chegou a altura de as repor. Foi chegado o momento de sentar à mesa no "Restaurante Bertolina", na localidade do Pego, onde foi servido um belo caldo de verde seguido de uma excelente carne de porco à alentejana e para rematar um delicioso pudim e café de encerramento.


Foram entregues lembranças para os dois primeiros classificados de cada distância masculinos e femininos, assim como sorteados vários prémios. Em suma foi uma manhã bem passada entre gentes daquela terra. Em nome da Zona 55, aqui deixou os meus parabéns à organização. Um aplauso para o C.A.M. do Pego.

Clicar para ver os Tracks 50kms / 20kms

Percurso percorrido pelos atletas da Zona 55

Créditos à Reportagem:
Textos: Pedro Silva.
Fotos: Zona 55 (Pedro Silva e Sérgio Vicente), ABTFoto e Organização.
Tracks: Organização (CAMP).

Participação da equipa (V. N. Barquinha)

Representação a cargo de:
50km (distância única) - Carlos António, Filipe Rodrigues, João Guerra, João Valério e Rui Almeida.

Manhã agitada junto ao pavilhão desportivo na localidade da Moita do Norte, onde estava situada a base do 2.º Raid  BTT Barquinha Viva, com Organização a cargo do G. C. Barquinhense.

Junto ao Secretariado, a Organização brindava os participantes com uma composta mesa de comes para aconchegar o estômago.

Apesar das chuvadas nos dias que antecederam o evento, o dia nasceu solarengo, proporcionando uma bonita manhã de BTT, mas já previa que o terreno estivesse pesado.

A partida foi dada à hora marcada e o pelotão de aproximadamente 120 atletas fez-se aos trilhos. 

O Valério, logo nos primeiros 100 mts. encostou para desmontar e voltar a montar o prato pedaleiro, que se encontrava mal montado, tendo recebido a preciosa ajuda dos 2 elementos da Bike Zone Entroncamento, que fechavam o percurso e apoiavam mecanicamente os participantes. Uma paragem forçada de mais de 15 minutos a transformá-lo na bike vassoura.
João Guerra, ao km7 seguia na 1.ª posição entre os elementos da Zona 55.


Rui Almeida e Carlos António decidiram-se por um ritmo mais calmo, para desfrutar dos trilhos, das paisagens e das ZA sem pressas, pois o terreno, pesado, também não ajudava à progressão.


João Valério acabara de trocar o último lugar da tabela, pois havia já alcançado o ex-penúltimo participante.


A equipa Sobe e Desce Team (Estremoz), a marcar presença neste evento bastantes atletas, face à distância percorrida desde a sua sede até à V. N. Barquinha.


João Guerra a fazer-se ao track de descida acentuada, apelidado pelo G. C. Barquinhense de Javali.










O percurso esteve na sua grande maioria bem marcado, apesar de algumas fitas de marcação de um outro evento, mas de jipes, a decorrer no mesmo dia, baralhar por vezes os atletas.


Carlos António e Rui Almeida a serem "apanhados" pela objectiva de Manuel Marcão, na chegada à 1.ª ZA, por sinal a mais bem apetrechada do percurso.

Filipe Rodrigues já havia trocado de posição com o João Guerra, começando desde logo a tentar despistá-lo... pois o embate de titãs estava há muito adiado, apesar de à data estarem os dois fora de forma... disseram eles!



 

Aproximação a outra zona espectacular do percurso, onde os participantes foram brindados com alguns single tracks técnicos.


A zona de meta esteve bem animada pelo speaker de serviço e alguns acompanhantes dos participantes.

O Filipe foi o 1.º elemento da Zona 55 a atingir a meta.

Escassos minutos depois chegava o João Guerra.



O nosso pessoal juntou-se ao 1.º classificado, Aurélio Marcão para uma partida de sueca ;)

Chegada de Rui Almeida e Carlos António.


Momento de descontração, com alguns elementos da Zona 55 a proceder à entrega dos respectivos prémios referentes ao Passatempo de Fotografia da 2.ª Maratona Zona 55, aqui ao 4.º classificado do mesmo, Aurélio Marcão e seu manager Manuel Marcão.

O almoço foi no mínimo original, face ao local onde foi servido: Camarotes da Praça de Touros de Vila Nova da Barquinha, com muita animação e também algum frio à mistura.

Quase que nos íamos esquecendo da foto da praxe ao menu. Já foi só na 2.ª volta ao tacho e mesmo assim só ficaram os ossos na fotografia...

Para finalizar, a Organização proporcionou uma agradável surpresa aos presentes, pois convidaram um aprendiz de toiro para dar umas tareias aos mais atrevidos e àqueles a quem o percurso ainda não tinha amassado o suficiente ;) tendo a festa terminado com um verdadeiro atropelamento do toiro a um zelador da Praça e sua "cadela". Mais uma vez o pessoal do G.C. Barquinhense não decepcionou e voltou a ter a estrelinha da sorte, com o S. Pedro do nosso lado.

O nosso vídeo com um resumo do que se passou visto de "dentro".

e
Eis o percurso do 2.ª Raid Barquinha Viva:

Classificações Parciais:
001.º - 02h00m44s - Aurélio Marcão (Branquinhos do Pedal)
001.º - ----MT---- - Ricardo Moreira (Aktive BTTeam)
003.º - 02h08m44s - Gonçalo Rodrigues (3 Duques BTT Team)
019.º - 02h31m00s - Filipe Rodrigues (Zona 55 Bike Team)
024.º - 02h34m56s - João Guerra (Zona 55 Bike Team)
035.º - 02h47m07s - João Valério (Zona 55 Bike Team)
061.º - 03h08m11s - Rui Almeida (Zona 55 Bike Team)
062.º - 03h08m12s - Carlos António (Zona 55 Bike Team)
102.º - 04h11m20s - Último


Créditos à Reportagem:
Textos: João Valério
Fotos: ABTFoto, BTT Lovers, Zona 55, Organização.
Vídeo: Tufo Produções