domingo, 13 de novembro de 2011

Participação da equipa (Mação)

Representação a cargo de:
40km - João Valério

Cerca de 100 atletas apresentaram-se no Mação para participar na 1.ª Maratona BTT Verde Horizonte, com Organização a cargo do Grupo BTT com o mesmo nome, em colaboração com o Município local.

A partida foi dada sensivelmente à hora marcada. Os aguaceiros que caíram durante os cerca de 30 minutos que antecederam a partida, levaram a que alguns dos bttistas inscritos optassem por não participar, com receio de que a chuva viesse a engrossar, no entanto, apesar de o sol não haver brilhado, acabou por não chover, o que viria a proporcionar uma excelente manhã para o BTT.


Após uma breve apresentação do pelotão pelas ruas de Mação, rapidamente se encaminharam os atletas para a terra batida (enlameada).


O pelotão começou desde cedo a desintegrar-se devido, em parte, à difícil progressão no terreno, que se encontrava bastante "pesado", devido às chuvas que caíram nos últimos dias que antecederam o evento.
Os trilhos foram uma agradável surpresa para todos quantos participaram, mesmos os conhecedores da região, uma vez que os tracks escolhidos foram bem representativos do potencial que esta zona do país tem para oferecer aos adeptos deste desporto.

Os trilhos estiveram em quase todo o percurso bem marcados, notando-se por vezes o reforço de marcação.


Junto à única ZA da Meia Maratona, situada num parque de merendas, foi colocada uma pequena zona especial, levando os atletas a percorrerem diversos ganchos.



Esta ZA, devidamente complementada por líquidos e sólidos, tinha à sua chegada um PC.


O sol não brilhou, mas a excelente qualidade dos percursos deste evento foi de tal forma intensa que nem se chegou a notar a falta dele. 

Mais que palavras, as imagens são bem elucidativas das bonitas paisagens com que foram brindados os participantes. Durante todo o percurso, haviam passagens sobre pontes romanas, aldeias típicas, singles junto a desfiladeiros, descidas rápidas e longas, enfim, uma deslumbre para os praticantes mais exigentes.


Só os participantes na Maratona tiveram o privilégio de passar pela bonita Praia Fluvial do Carvoeiro, a qual ano após ano tem-lhe sido vista atribuída a Bandeira Azul. Se não conhecem, no próximo Verão visitem, vão ter uma agradável surpresa. Com excelentes condições para os veraneantes.


Uma paragem obrigatória para observar (filmar) a bonita paisagem.





Pelo caminho, também por diversas vezes os atletas tiveram de ultrapassar leitos de água, por sinal bem fria, mas que embelezou ainda mais os percursos.



Os trajectos terminavam onde começaram, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Mação.

Talvez devido ao tempo frio, pouco público se viu durante todo o percurso.




No final foram premiados os vencedores das 3 categorias criadas. O município esteve representado pelo respectivo Vereador do Desporto, demonstrando, mais uma vez, o empenho do governo local no apoio às iniciativas que ali se realizam. Um bom exemplo para muitas câmaras.










O almoço foi outro dos pontos altos deste evento, no Restaurante da Residencial Mansinho, com muita animação, um bom e rápido serviço de restauração com bastante simpatia da parte das funcionárias, onde comemos e bebemos que nem reis. Ainda fizemos uma surpresa ao Aurélio Marcão, cantando-lhe os parabéns quando entrou no restaurante acompanhado do seu manager (pai), Manuel Marcão, uma vez que foi o seu dia de aniversário e decidiu comemorá-lo na nossa companhia e dos trilhos, participando também.
Sem dúvidas é um evento a repetir! Até 2012.

Mais Fotos:
Álbum da Organização
Álbum BTT Lovers
Álbum Pedro Tavares


O nosso Vídeo

Vídeo de Amorim Lopes


Classificação Parcial Meia Maratona
01.º - 01h50m44s - Ricardo Moreira (Aktive BTTeam)
02.º - 01h58m18s - Marcelino Batista (BTT Cocheiros)
03.º - 02h04m37s - Carlos André (BTT Clube Gavionense)
13.º - 02h37m11s - João Valério (Zona 55 Bike Team)
51.º - 04h32m17s - Último


Classificações Gerais:
Maratona - 67kms - Escalão após 35 anos

Track Meia Maratona


Track Maratona


Créditos à reportagem:
Textos: João Valério
Fotos: João Valério (Zona 55), Chamusco, Lino Silva (Trilhos do Liz), Manuel Marcão (BTT Lovers), Pedro Tavares, Organização.
Vídeos: Tufo Produções e Amorim Lopes.
Tracks: Fillipus (Maratona), F. Silva (Meia Maratona).