domingo, 18 de dezembro de 2011

Participação da equipa (Torres Novas)


Participaram:
João Valério, Pedro Silva e Carlos António
O passeio, guiado, com pouco mais de 30km de extensão, teve partida e final junto à loja da RHC Motos/Bikes, na Zona Industrial de Torres Novas, onde estiveram presentes 44 praticantes de BTT.

Foi a 1.ª representação da Zona 55 no anual passeio de natal da RHC Motos/Bikes, nosso parceiro regular em diversos projectos.

O dia amanheceu solarengo, mas tal como é próprio da época, o termómetro marcou temperaturas abaixo dos 10ºC quase até final do passeio. Houve até quem utilizasse o Cão-Cela (ou cão-ovelha do Luís Cancela) para fazer o pré-aquecimento.



O Henrique Oliveira a agradecer as presenças de todos e fornecer algumas informações relacionadas com o passeio que iríamos realizar.

O pelotão fez primeiramente uma pequena "apresentação" por algumas artérias da cidade de Torres Novas, encaminhando-se depois para a terra batida.



O andamento foi médio durante todo o passeio, de forma a manter a coesão do enorme pelotão, com um percurso de dificuldade média/baixa, com a maior provação situada entre o km7 e o km13, com subidas de inclinação considerável e terreno enlameado a porem à prova a escolha das marcas e medidas de pneus, onde se viram desde o "fininho" 1,90 ao "tractor" 2,50. 

Este foi última representação do ano da Zona 55 em eventos organizados, plena de inovações: estreámos a nossa novíssima GoPro Hero HD2. 

Fizemos também pela 1.ª vez a captação de imagens com 2 cameras GoPro. O Pedro Silva transportou a GoPro Hero HD1 no suporte de guiador e o João Valério levou a GoPro Hero HD2 num cinturão de fixação peitoral. Sem dúvidas 2 excelentes opções, no entanto, no BTT a fixação peitoral obriga a permanente regulação do ângulo de captação, devido às frequentes mudanças de posição do tronco, ora agachado ora levantado, pelo que aconselhamos o seu uso para utilizadores mais experientes, tendo o cuidado de não se apertar demasiado o parafuso da caixa estanque.



O conhecido single track "carreiro das cobras" foi também incluído neste passeio, não tendo havido azares de maior à excepção de um furo na bike do José Gouveia.


A Sara Lulu apontava a direcção para o local onde se encontrava o abastecimento, Clube de Caçadores de Alcorriol, levando a um pequeno desvio no decorrer do percurso.


Na mesa da ZA não faltava a água, o vinho, bolos caseiros, gel e até café do termo.


O jovem triatleta João Cancela, também participante no passeio, fez a habitual "perninha" de  freerider dando um show aos presentes.


De volta aos trilhos, o pelotão encaminhou-se depois em direcção a Carvalhal da Aroeira.








 
Ao fundo a nossa bonita Serra de Aire, que desta vez não visitámos.








A maior dificuldade do dia, em termos de dificuldade técnica, no atravessamento da EN em direcção a Adofreire, onde mais uma vez a Organização não descurou a segurança dos participantes, entre eles o nosso sócio Luís Cancela, a mostrar que também tem jeito para ordenar trânsito.


Mais uma subidinha...




O passeio regressou passando pela zona alta das Lapas e traseiras do estádio de Torres Novas, encaminhando-se depois para o centro da cidade, ladeando o Jardim das Rosas e dali com passagem pela Praça 5 de Outubro, onde aproveitámos para tirar uma foto de grupo.

Chegámos cerca das 12H00, com cerca de 32kms percorridos. Toda a logística estava montada na loja da RHC. Os banhos não permitiram mais que 1 utilizador de cada vez, mas como quase todos os participantes  moravam perto, poucos foram os que utilizaram. No exterior também se encontrava disponível uma máquina de lavagem de pressão, que fez um jeito enorme para tirar a lama que acartámos até ali nas bikes.

Seguiu-se depois o almoço, com boa pinga a acompanhar os diversos petiscos: Carne de Porco à Alentejana, Frango no Churrasco e Arroz Malandro:





Para terminar em beleza, muitos doces, tudo caseiro, a que ninguém conseguiu resistir.

O passeio desenrolou-se num ambiente espectacular, com bastante companheirismo entre todos, tendo sido escolhido um percurso adequado, contribuindo de forma muito positiva para a divulgação do BTT entre os habitantes torrejanos, com mais um evento de qualidade.

Track GPS do percurso realizado



Créditos à Reportagem:
Textos: João Valério
Fotos: Pedro Silva e João Valério (Zona 55), Carlos Lopes (álbum através de RHC), Triatlo Núcleo da Golegã.
Vídeo: Tufo Produções
Track: José Gouveia (Lamego Bike)