segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Zona 55 em Timor

Bandeira de Timor Leste

Para começar o ano em grande, nada melhor que a reportagem da nossa representação em Timor Lorosae, mais concretamente em Dili, a cargo do Abílio Bernardo. Perdemos (temporariamente) um companheiro de participações aqui em Portugal, mas em troca temos as nossas cores além fronteiras, por sinal, muito bem representadas. 

O Abílio encontra-se inserido na força de manutenção da ordem ao serviço das Nações Unidas, em Dili, onde se encontra desde Março de 2011. Devido a imposições logísticas, não lhe foi possível levar a sua bike com que anda cá em Portugal, vai daí, ao chegar a Timor investiu numa bike cuja marca e modelo era até ao momento completamente desconhecida para nós: United Avalanche, fabricada nos E.U.A.

Por incompatibilidades de serviço, só tem tempo para treinar ao final do dia, mas em contrapartida tem a possibilidade de desfrutar de um pôr-do-sol magnífico. O Abílio teve ainda a possibilidade de ser o primeiro elemento do Clube a receber o equipamento 2011, devido à sua ida repentina, o que resultou em que oficialmente, o nosso equipamento teve a sua 1.ª apresentação em Timor... nem todos se podem gabar.

Tal como nos contou o Abílio, em Timor o BTT ainda está a começar a dar os primeiros passos através de alguns praticantes entusiastas portugueses, neo-zelandezes e australianos, acima de tudo. 

Foi em 2011, que o BTT / MTB definitivamente conquistou o seu espaço no país ao realizar o 3.º Tour de Timor, com a extensão de 604km repartidos por 6 dias de prova, contando com a presença de 420 participantes em representação de 18 países, tendo este projecto/evento nascido em 2009 com o apoio do prémio nobel da paz, Ramos Horta, em que as inscrições haviam sido gratuitas. Este ano voltará a repetir-se com o Tour de Timor 2012 Race Route, onde infelizmente o Abílio não nos irá poder representar, não só pela falta de pedalada, mas também porque está lá para trabalhar (7 dias/semana) e não para curtir...

Este rapaz é o novo colega de treino do nosso elemento Abílio Bernardo e o seu nome é Carlos, membro da selecção de BTT de Timor, cujo treinador é um operacional da GNR também em missão em Timor, no entanto e segundo este atleta, há muita falta de meios para se conseguirem melhores resultados, mas força de vontade não lhe falta...


Mais uma foto do nosso companheiro Abílio, torrejano que enverga orgulhosamente as cores do Clube de BTT Zona 55.

Monumento à entrada da praia de Cristo Rei.

A nova máquina do Abílio, cuja cor tem tudo a haver com este território. Nice pic :)
Este ano já teremos de volta ao nosso grupo este nosso elemento, infelizmente não virá a tempo das comemorações do nosso 4.º aniversário, mas guardaremos-lhe um pedacinho de bolo...

Os militares australianos, em 2009, iniciaram os patrulhamentos em Timor utilizando BTT como forma de se deslocarem mais facilmente no terreno e também a fim de facilitar o contacto com a população. Desta forma, contribuíram amplamente para a divulgação deste tipo de bicicletas neste país.

Aqui fica um pequeno vídeo para terem uma ideia do tipo de terreno existente em Timor. A sua visualização poderá estar restrita a determinados acessos, que sendo o teu caso, lamentamos desde já.

Créditos à reportagem:
Textos: João Valério baseado em relatos de Abílio Bernardo
Fotos: Abílio Bernardo
Videos: JPThorn9 e Baldybobnz1.