domingo, 13 de maio de 2012

Participação da equipa (Chainça - Abrantes)

Representação a cargo de :
João Valério (55km) e Sérgio Vicente (25km)

Este ano o evento regressou aos Pavilhões da Quimigal (em Alferrarede), onde estava situada a base de todo o evento: secretariado (rápido), estacionamento (amplo), partida, banhos, almoço, lavagem... , quanto a nós uma excelente escolha! O preço da inscrição (com e sem almoço) foi sem dúvidas atraente, não tendo por isso qualidade inferior. Participaram cerca de 220 atletas divididos pelas 2 distâncias (25km e 55km).

João Valério ao lado do nosso amigo Zé Bitoque (RHC Motos/Bikes), a aguardar pelo tiro de partida.

Chamusco e Renato Valério (Fôjo-Zybex BTT Team) na frente e lá atrás o Sérgio Vicente, que se deixou dormir e atrasou-se a chegar ao local da partida, o que invalidou a foto de equipa da praxe com os nossos representantes.


Ambos os elementos da Zona 55 arrancaram em velocidade cruzeiro, pois o treino não tem sido suficiente... o Sérgio Vicente teve neste evento a sua 1.ª representação deste ano.


Após um pequeno aquecimento de algumas centenas de metros em asfalto, rapidamente passámos à terra batida, para nossa felicidade, com um início de paisagens muito bonitas.


Zonas de abastecimento foram 2 para a distância maior e 1 para a distância menor, bem apetrechadas. Muitos elementos do staff em todo o percurso e sempre com garrafas de água junto a eles, o que ajudou bastante, uma vez que o calor fez-se sentir bastante neste dia, após uma semana de chuva.


Os trilhos estavam perfeitos para rolar, dificuldades só mesmo o enorme acumulado de subidas que encontrámos na primeira parte de ambos os percursos, porque depois facilitou e até se apanhou bastante asfalto, por vezes estendendo-se por diversas centenas de metros, ajudando à recuperação do fôlego.

O Sérgio Vicente optou pela distância mais curta, mas o azar bateu-lhe à porta, tendo perdido imenso tempo devido a haver furado o pneu traseiro...

... o João Valério teve a mesma sorte e furou também o pneu traseiro com um enorme rasgo já na 2.ª zona de abastecimento. Na imagem passagem pela zona da Lapa.



O percurso esteve todo ele marcado com diversas fitas, mas devido a serem de cor vermelho claro, por vezes não eram bem visíveis, no entanto, o chão apresentava quase sempre bons cortes e indicações em cal, facilitando a tarefa em caso de dúvidas.


Os percursos estavam muito bem desenhados e tinham trilhos muito giros de se percorrer, subidas danadas e descidas de cortar a respiração.



Tufo já em final de prova. Na base do evento haviam banhos de água fria e para os mais friorentos exigia-se a deslocação de cerca de 3km até ao estádio de Abrantes. 

O almoço foi servido ali logo ao lado. O Sérgio não almoçou por compromissos familiares, mas o J. Valério juntou-se aos restantes convivas. A fila não muita comprida, avançava rapidamente e em pouco tempo já estava tudo sentado a almoçar...

Frango assado (no local) que soube soberbamente. A bebida era à vontade do freguês e a comida cada qual podia repetir as vezes que quisesse. Só em cerveja, a malta não perdoou! Pudera, o calor era muito!

Para fechar a festa, a distribuição de prémios entre os participantes. Após isso, a festa continuou pela tarde fora... no próximo ano voltaremos a estar presentes!

Track realizado 25km

Track realizado 55km

CLASSIFICAÇÃO GERAL 55km / 25km
Classificação Parcial 25km
001.º - 01:03:18 - Miguel Marques (Branquinhos do Pedal)
002.º - 01:03:33 - Nuno Segundo (Branquinhos do Pedal)
003.º - 01:03:34 - Carlos André (BTT Clube Gavionense/Cervejaria Torres)
138.º - 02:01:17 - Sérgio Vicente (Zona 55 Bike Team)
170.º - 03:10:20 - Último

Classificação Parcial 55km
01.º - 02:13:15 - João Pereira (Branquinhos do Pedal)
02.º - 02:13:16 - Sérgio Corda (Jorbi Test Team)
03.º - 02:14:12 - Octávio Vicente (Fôjo-Zybex BTT Team)
39.º - 03:31:04 - João Valério (Zona 55 Bike Team)
49.º - 04:47:07 - Último

O rescaldo em vídeo:

Créditos à reportagem:
Textos: João Valério
Fotos: Zona 55 (Sofia Lopes), BTT Lovers, Organização (Branquinhos do Pedal), ABTFoto
Vídeo: Zona 55
Tracks: Zona 55 (25km) e  Organização (Branquinhos do Pedal - 55km)