domingo, 10 de junho de 2012

Participação da equipa (Vargos - Torres Novas)

Representação a cargo de:
Luís Cancela e a título especial João Cancela (35km)

Track realizado: 35km

A nossa representação, desta feita foi da responsabilidade de dois triatletas: Luís Cancela e seu filho, João Cancela, que excepcionalmente correu com as cores da Zona 55. A base do evento e concentração dos participantes, foi à semelhança dos anos anteriores, no campo de futebol de Vargos. 

A partida das 3 distâncias (20km/35km/55km) disponibilizadas para os cerca de 150 bêtetistas presentes,  foi dada sensivelmente à hora prevista, com diverso público presente a animar o momento.

O Luís e o João empregaram um bom ritmo, tendo este último conseguido fugir ao pai, que optou por acompanhar um outro participante a um ritmo mais moderado.




O percurso, à semelhança dos passeios anteriores, voltou a revelar-se bastante criativo e exigente a nível técnico, tendo sido aproveitadas ao máximo as condições do terreno existente naquela região, com a escolha de trilhos naturais mas também com a abertura de novas sendas e construção de mais pontes em madeira (paletes), que se vieram juntar às já existentes de outras edições. Notou-se árduo trabalho desta Organização (BTT - Bebe-se em Todas as Tascas / CCCR de Vargos), que preza pela simpatia e orgulho na hospitalidade aos atletas.




As marcações no terreno estiveram ao melhor nível, muitas fitas e sempre com placas de indicação de perigo quando tal se justificava, ainda assim, notou-se que a segurança dos atletas foi um dos pontos ao qual a Organização deu bastante importância, com diversos apoios ao longo dos percursos.

O evento terminou com um excelente almoço de qualidade e muito bem servido num local aprazível, onde reinou a boa disposição. Sem dúvidas um passeio que tem ganho adeptos ano após ano, desvendando caminhos e trilhos bastante interessantes, fazendo as delícias dos adeptos de percursos técnicos.

ÁLBUNS DE FOTOS

Vídeo do percurso (35km)

No geral, este evento esteve bem organizado e aconselhamos vivamente a quem nunca participou que o faça, pois vale mesmo a pena. Na nossa opinião somente o secretariado esteve fraco, com poucas pessoas no atendimento, principalmente pela decisão em aceitar inscrições no dia do passeio, o que cria sempre bastantes dificuldades de logística.

CLASSIFICAÇÃO GERAL 35KM / 55KM
Classificação Parcial 35km
01.º - 01:37:12 - Mauro Pereira (Aktive)
01.º - 01:37:12 - João Outeiro (Aktive)
03.º - 01:40:54 - João Pires (individual)
08.º - 02:00:46 - João Cancela (Zona 55 / O Praticante)
11.º - 02:10:15 - Luís Cancela (Zona 55 / O Praticante)
67.º - 04:19:05 - Último

Créditos à reportagem:
Textos: João Valério
Fotos: Organização (Eduarda e Tiago Pereira)
Track: Tiago Pereira
Vídeo: José Dias (G. C. Barquinhense)

Participação da equipa (Vieira do Minho)

Representação a cargo de:
João Valério

Mais um evento com parceria Zona 55/O Praticante, à semelhança de 2011. Obrigado à Organização pela revalidação da confiança e em 2013, esperamos voltar a estar presentes novamente.

Após uma viagem de 334km, chegámos (eu e a Sofia) a Vieira do Minho no dia anterior ao passeio. Saímos de casa (Abrantes) com um sol resplendoroso mas quando parámos para almoçar em Serzedelo, já perto de Vieira, começou a chuva miudinha. Ainda assim, mantivemos a esperança de no seguinte não chover.

Após a chegada a Vieira dirigimos-nos para o Parque de Campismo local, muito acolhedor, mas os chuviscos teimavam em continuar. O sítio era realmente agradável.

Após a montagem da tenda, decidimos voltar ao centro de Vieira do Minho para fazer o levantamento do kit de inscrição no Secretariado (edifício municipal), bastante rápido e com muita simpatia do pessoal do staff, mas também aproveitar para num café ali próximo vermos o jogo de futebol do Campeonato da Europa (Portugal/Alemanha), infelizmente perdemos :(

Após o dia anterior e a noite finda sempre a chuviscar, o dia nasceu cinzento e ainda com algumas pingas de água. A Organização atrasou a partida cerca de 20 minutos face ao mau tempo e devido a algum atraso de participantes, mas esse tempo foi precioso, pois quando foi dada a partida, deixou de chover e não houve água até final do dia.  

Este passeio, sem carácter competitivo ou tiragem de tempos, teve a presença do conhecido ex-ciclista profissional, Rui Lavarinhas, que se deslocou na companhia de outros colegas, desde Viana do Castelo até ali para participar neste espectacular passeio. 

Este evento foi constituído unicamente por 1 distância, sensivelmente 45km, tendo a primeira parte (cerca de 25km) sido constituída maioritariamente por subidas, até se atingir o topo da Serra da Cabreira, algumas das quais de inclinação considerável. A paisagem era fenomenal, mas na maior parte da subida pouco se avistava além de 150/200mts. devido à nebulina.  

Devido às chuvas que haviam caído, os trilhos mostraram-se um enlameados, mas não se agarrava aos pneus, no entanto era preciso algum cuidado redobrado.


Sensivelmente ao km25 atingia-se o ponto mais elevado deste passeio, onde se encontrava o 2.º abastecimento, como que para recuperar o fôlego. De seguida vinham os cerca de 20km de descidas, cujo tipo de terreno era muito variado e exigente na maior parte das vezes  não só pelo exigente nível técnico mas  também a nível físico pelo cansaço provocado nos braços.  

Neste abastecimento nem sequer faltava um grelhador com a carne a saltar da grelha directamente para o pão dos participantes. Excelente!


As maiores dificuldades vinham agora. Grandes extensões de descidas com enormes single tracks,  rochas e trilhos húmidos a impôr extrema atenção e fazer diversas quedas. Ao longo de todo o percurso, as marcações sempre impecáveis, a não merecerem qualquer reparo. 



A diversidade de trilhos e paisagens eram verdadeiramente assombrosos, pareciam saídos de filmes épicos. Muito trabalho teve esta Organização tri-partida entre o BTT Brancelhe, o CAVA (Clube Amigos de Vieira) e a PedalarVieira Associação, na abertura e limpeza de extensas zonas de passagem do passeio, por muitos participantes eleito entre os 3 passeios realizados até ao momento, como o mais espectacular a nível de percurso.



Mais uma vítima de queda, pois os braços, cansados, devido ao extenso tempo de descida e a enorme atenção que o piso exigia, por vezes atraiçoava os bêtetistas. Felizmente, nenhuma das quedas teve gravidade de maior.





Uma zona a elevar os níveis de adrenalina do pessoal, a permitir fazer uns saltinhos à maneira. 

Uma outra passagem muito bonita, sobre uma ponte de madeira.

Já na parte final, na reentrada em Vieira, diversas escadarias faziam a delícia de alguns participantes. O tempo já havia virado de todo e sol finalmente brilhava. 


O passeio terminou onde começou, na Praça do Município, onde se encontra um monumento alusivo ao "homem e a serra", que serviu de inspiração para o cartaz deste evento. No final foi colocada à disposição dos atletas lavagem de bikes a que se seguiu o almoço, segundo os participantes, de grande nível.

Porque 1 imagem vale mais do 1000 palavras, deixamos-vos aqui 4 vídeos captados por participantes neste magnífico passeio, cada um deles com fixação diversa da camera de filmar, o que permite àqueles que já fazem as suas filmagens ou aos que vão começar a dar os primeiros passos neste campo de vídeos, ter uma ideia e panorâmica geral do resultado final. Relembramos que a base de tudo isto é ter-mos uma boa camera, nós na Zona 55 aconselhamos a marca GoPro e o seu mais recente modelo HD Hero 2, com aplicações e acessórios diversos que nos permite dar largas à nossa imaginação. Para visionar os nossos vídeos e qualidade oferecida por esta camera confere no youtube o Canal Zona 55.


Autor: conischua (outros vídeos) / Fixação: Quadro


Autor: Faki / Fixação: Peito


Autor: BigMalho / Fixação: Capacete


Autor: cf3279 (outros vídeos) / Fixação: Guiador

Créditos à reportagem:
Textos: João Valério
Fotos: Zona 55 (João Valério), Organização (PedalarVieira Associação, CAVA, BTT Brancelhe), Biker NF, Duarte Costa, Jaime e Pedro Gonçalves.
Vídeos: conischua, Faki, BigMalho, cf3279.

Participação da equipa (Vale de Figueira)

Representação a cargo de:
Carlos António, Pedro Silva e Rui Almeida

Um evento diferente das tradicionais maratonas/passeios de BTT bem como das corridas, evento único a nível nacional, com a utilização de dois desportos, obrigando a classificações sempre dependentes do esforço de dois atletas, com um a praticar atletismo ( 7.8 km) e outro BTT (15 km).

Os nossos atletas chegaram cedo (na companhia de suas famílias) e se juntaram ao grupo de atletas, procurando assim os seus companheiros de prova, pois os Bttistas da nossa equipa e os corredores ainda não se conheciam (namoro arranjado pela organização do evento).


Equipas completas e seus apoiantes.


Local bem escolhido, com a participação de 55 equipas, entrega de dorsais e frontais rápida, percurso com boas marcações, num ambiente amigável e cheio de boa disposição entre os atletas das diferentes vertentes.

Nossos parceiros de prova, na vertente RUN.



Passagem do testemunho.






Carlos António e a sua herdeira a aproveitar a companhia de ambos num passeio de bike
Local do Almoço:
O almoço do evento foi no local já habitual (junto do Campo de Futebol), mas os elementos do CBTTZ55, optaram por aceitar o convite de um dos sócios (habitante local), que teve todo o gosto de os receber, na companhia de suas famílias, na sua residência.


Almoço: grelhada mista.


Prémios para os cinco primeiros classificados de cada escalão.

CLASSIFICAÇÃO GERAL (clique aqui)
Classificações parciais:
1.º s Class. ----- Jorge Marcelino / Joel Marcelino (Indústrial Desportivo Vieirense) --- 1h 05m 46s
23.º s Class. --------- Joaquim Martins / Rui Almeida (Alvitejo / Zona 55) -----------------------1h 22m 23s
28.º s Class. ------António Simão / Pedro Silva ( Alvitejo / Zona 55) ----------------------------- 1h 28m 35s
32.º s Class. ------ Amilcar Santana / Carlos António (Alvitejo / Zona 55) --------------------- 1h 30m 10s
Últimos Class. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 2h 33m 40s 

MAIS ÁLBUNS DE FOTOS
João Fortunato
Rui Queixadas
R&B 2012
Rui Alexandre
Zona 55 Bike Team



    Vídeo da Ana.

    Um evento muito bem conseguido, que tem aumentado o número de equipas de edição para edição, onde os nossos atletas (CBTTZ55) mostraram grande satisfação em participar, apesar da dureza, devido a ser um evento curto e muito rápido.

    O CBTTZ55 deixa aqui os parabéns a toda a Organização (Secções de Atletismo e BTT do CCD " O alvitejo), pelo excelente trabalho realizado.


    Textos: Rui Almeida
    Fotos: Rui Alexandre, Organização (CCD O Alvitejo)
    Vídeos: BTT Família, Zona 55 (em elaboração)