sábado, 23 de junho de 2012

Participação da equipa (Abrantes)

Representação a cargo de:
David Gonçalves, João Guerra, João Valério e Sérgio Vicente.
e o apoio de:
Sofia Lopes e Filipe Rodrigues.

Na foto, os identificados abaixo pelos respectivos "nomes de guerra".
De pé os participantes, da esquerda para a direita: Lebre, JWar, Pedro Lourenço, Tózi e Tufo. Em baixo os elementos de apoio e reportagem da equipa: Jámon e Sofia.

O fundado receio em conseguir arranjar estacionamento para as nossas 5 viaturas foi facilmente ultrapassado, pois encontrámos espaço com relativa facilidade e bem próximo do secretariado.

No secretariado, a funcionar com bastante dinâmica e rapidez junto à linha de meta, fizemos o levantamento dos kits e dos chips individuais que permitiriam contabilizar o n.º de voltas de cada um dos 200 participantes.

O Pedro brindava os presentes com o seu habitual cavalinho.


Os nossos atletas a tomarem posição entre o pelotão para se fazerem à 1.ª edição das 3H de resistência noturna de Abrantes, a decorrer pelo centro histórico e zonas comerciais.



A partida foi dada à hora marcada: 20H00.

O David Gonçalves colocou-se desde logo na dianteira.



O Sérgio fechava o grupo de elementos da Zona 55.


O traçado do percurso, todo ele estava bastante interessante, nada monótono, rodeado de bonitas paisagens ao longo de toda a pista, com aproximadamente 6km de extensão, distância esta mais longa que o habitual, o que também contribuiu para o sucesso desta 1.ª Resistência.


Infelizmente, devido a incompatibilidades de última hora, não nos foi possível participarmos com as bicicletas Corratec, conforme estava previsto, face à estreita colaboração realizada com a D'Maker, representante em Portugal, entre outras marcas, da GoPro e da Corratec, mas a vontade de conseguir bons resultados foi igualmente grande.



O percurso era bastante variado a nível de terreno, onde encontrámos zonas de calçada, empedrado, terra batida, asfalto e cimento. Na imagem a subida mais exigente de todo o percurso, uns meros 50 metros durinhos antes de entrarmos nos Jardins do Castelo.


De entre os participantes distribuídos pelos diversos escalões, também vários eram os objectivos e andamentos, pois se alguns participavam num ritmo descontraído, outros "voavam" para conseguir dar o máximo de voltas possível. 


Relativamente ao público, muita gente se concentrou junto à improvisada pista para aplaudir, apoiar familiares, amigos ou conhecidos ou simplesmente assistir, tendo contribuído bastante para o sucesso que foi este evento. Locais existiram, em que as pessoas se mantiveram a aplaudir incansavelmente os atletas durante as mais de 3H em que decorreu a resistência.



Todo o percurso esteve excelentemente bem marcado/balizado, com diversos elementos da Organização a dar a segurança necessária aos participantes, orientando igualmente os residentes para saídas em segurança. O público também foi muito ordeiro, pois não se viam atravessamentos de peões no decorrer do percurso e quando os havia, lá estava um elemento do staff a acompanhar. Também os balizamentos se mantiveram perfeitos até final.


O percurso possuía uma única zona de abastecimentos onde encontrávamos águas, frutas e sandes, cerca de 200mt. após a passagem de meta, num local apropriado, no entanto, aqui a necessitar de algumas alterações futuramente, pois o abastecimento geral confundia-se com as diversas tendas das equipas em prova, de um e outro lado da pista, gerando "atropelamentos" diversos entre os atletas que paravam e os que seguiam a maior velocidade. 






Com o cair da noite, impunha-se a obrigação de iluminação própria atrás e à frente, de acordo com o regulamentado pela Organização, o que a bom ver deveria ser imposto somente na parte traseira de forma a ter visibilidade para os que seguiam atrás, para a frente quem quisesse ir às escuras, problema deles... mas acontece que azares todos têm e houve quem tivesse sido desclassificado por ter ficado sem luz à frente.


Enquanto as primeiras voltas foram a todo o gás, depressa se acabou a energia, pois o percurso era algo exigente, com constantes sobe e desce, não dando muitas oportunidades de descanso.




Uma das zonas mais bonitas foi sem dúvidas a passagem pelo interior do Castelo. Logo após entrarmos tínhamos alguns elementos da Organização trajados à época, com música de fundo para dar ânimo ao pessoal, enquanto se subia até junto do relvado ao redor da torre principal. Muito bonito.






O Sérgio já dava apoio moral...



Bonita paisagem de fundo com o sol a pôr-se e a desvendar a silhueta da Igreja de São Vicente.


Esperamos que a Organização, a cargo do Fôjo-Zybex BTT Team, pondere dar continuidade a este evento, pois tem grande qualidade e seria uma pena não o voltar a fazer. Os participantes adoraram e a população que assistiu também.


Após a prova tivemos direito a um caldo verde, um pão com chouriço e uma bebida. Por 10,00€ foi muito bom, se somarmos as lembranças que estavam no kit e ainda o seguro de prova.

Sem dúvidas este evento foi um óptimo treino para a nossa próxima participação nas 24H de Resistência a  ter lugar nos dias 30 de Junho e 01 de Julho, em Coruche.


Classificação Parcial Masculinos
001.º - 16 voltas - João Pereira (Jorbi Test Team) -1.º Elite
002.º - 16 voltas - Nuno Inácio (Aktive Team) - 1.º Veterano A
003.º - 15 voltas - Rui Galinha (Aktive Team) - 1.º Veterano B
035.º - 12 voltas - David Gonçalves (Zona 55/O Praticante) - 13.º Veterano B
070.º - 11 voltas - João Guerra (Zona 55/O Praticante) - 26.º Veterano B
077.º - 11 voltas - João Valério (Zona 55/O Praticante) - 25.º Veterano A
151.º - 07 voltas - Sérgio Vicente (Zona 55/O Praticante) - 56.º Veterano A
175.º - 01 voltas - Último

No final todos os participantes tiveram direito a uma medalha de participação.

Foto de grupo, desta feita acompanhados do Hugo Ribeiro (BTT Clube dos Pinheiros).


Vídeo da 1.ª volta na sua totalidade.


Vídeo-reportagem geral do evento.

Álbuns de Fotos:

Créditos à reportagem:
Textos: João Valério
Fotos: Zona 55 (Filipe Rodrigues), Organização.
Imagens Vídeo: Pedro Lourenço, Zona 55 (Sofia Lopes, João Valério)
Vídeo-Reportagem: Zona 55

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...