domingo, 21 de abril de 2013

Participação da equipa (Estremoz)

Representação a cargo de:
85km - David Gonçalves
55km - João Valério, Rui Almeida

A nossa "delegação" deste ano contou com 5 elementos, 3 como participantes no btt e 2 integrados no programa de atividades para acompanhantes e igualmente no apoio logístico e jornalístico. À semelhança da anterior edição, realizámos uma parceria com esta excelente Organização para promoção, divulgação e recolha de material para reportagem, em união com a revista desportiva "O Praticante".

À semelhança do ano passado, voltámos a viajar (e chegar) no sábado. Tivemos a preciosa colaboração dos elementos e Comandante da Esquadra da P.S.P. de Estremoz na reserva de instalações para pernoita. O jantar que antecedeu o dia "D" regressámos ao Restaurante Adega do Isaías, também nossa opção aquando a estadia em 2012. Carne de porco preto, migas e o belo vinho da região!

Após o jantar seguiu-se uma pequena caminhada que culminou numa rodada de ginginha.

Com o estômago e o espírito mais aconchegados, regressámos à "base" antes das 24 badaladas que o dia seguinte prometia momentos de dureza.

Foram mais de 650 os bêtetistas que alinharam à partida, este ano num local mais amplo (uns metros ao lado do ano passado), oferecendo condições formidáveis. Ali junto, na enorme praça central da cidade, um gigantesco espaço de estacionamento, o Secretariado esteve novamente no edifício camarário e foi possível ver uma excelente "montra" de apoios diversos com várias tendas espalhadas pelo espaço a elas destinado.

Antes da partida havia que fazer o controlo "0", após o qual a pouco e pouco se foi enchendo o corredor de partida num ambiente bastante divertido e de confraternização, animado pelo speaker que ía debitando informações importantes aos participantes, acompanhantes e assistência em geral.

Após a ordeira partida conjunta das distâncias maiores, o enorme pelotão rumou em direção aos limítrofes da cidade, este ano numa direção diferente à edição anterior, porém permitindo espalhar mais rapidamente a extensa mancha colorida de participantes, que após cerca de 5km entraram finalmente em terra batida. 

A captação de imagens coube ao João Valério e Rui Almeida, ambos a participar nos 55km, munidos das nossas GoPro Hero HD2 e respetivamente com montagem no capacete e guiador, tinham tarefa acrescida à participação, com a responsabilidade de captar alguns dos melhores momentos da prova. 

O David Gonçalves, a correr nos 90km, desde cedo impôs bom ritmo, pois havia que tomar a dianteira para evitar os engarrafamentos provocados pela enchente de atletas, permitindo assim rolar no seu próprio ritmo e perder menos tempo no geral.

O João Valério avançava um pouco atrás e no meio da "confusão" geral.

A escassas centenas de metros seguia o Rui Almeida.

Paisagens sempre muito bonitas, com muito verde, muitas charcas e linhas de água.

Zona de separação das distâncias 55km/90km.


O terreno esteve fenomenal, permitindo bom andamento sem atascanços ou dificuldades de maior. 

Os abastacimentos estiveram muito bem apetrechados, com diversos tipos de apoio além da alimentação e apoio líquido, com lubrificação e apoio mecânico, com muita simpatia de todos os colaboradores e staff.

As marcações estiveram bem colocadas, permitindo bom andamento sem enganos. Muitos elementos ajudaram nas passagens por intersecções, ajudados pelas autoridades, dando grande segurança aos participantes.

Todo o percurso foi cheio de adrenalina e quase sempre foi em companhia, pois não era fácil soltar a sombrfa das dezenas de atletas. Se acelerávamos largávamos uns mas apanhávamos logo outros. 


Atrever-me-ía a afirmar que o percurso deste ano foi mais duro, mais técnico e mais bonito do que o da edição 2012. Muitas passagens inesquecíveis a lembrar o porquê do nosso regresso a terras de Estremoz.

David Gonçalves a aplicar-se a fundo numa descida de tirar a respiração...


Notou-se que poderiam ter havido mais fotógrafos ao longo do caminho, tantas foram as zonas de destaque com que fomos presenteados.




Um local de passagem "trabalhado" para este evento: ponte sobre ribeira.



Uma das zonas que considerei mais bonitas foi a passagem por Évoramonte e seu castelo, com pisos variados e onde encontrámos uma ZA no centro da localidade atrás das muralhas. Sem dúvidas uma passagem dura mas que deu muito prazer ultrapassar.


A obrigatória e já regular passagem por zonas de vinha.



A já habitual e dura subida à porta levadiça de entrada em Estremoz por calçada, este ano a "enganar" os repetentes do evento, levando-nos a contornar por fora das muralhas e em piso de terra o castelo.



Descida vertiginosa e em ritmo alucinante para a meta, por piso em calçada. Na foto os irmãos Valério (Renato do Fôjo-Zybex e João da Zona 55) numa chegada bem disputada. 


Rui Almeida a encaminhar-se para a última centena de metros de prova.


A zona de meta esteve muito bem preenchida e animada, com muito público a assistir e a apoiar os participantes.

Os invulgares troféus entregues aos vencedores.

Paralelamente ao evento btt, decorreu igualmente um passeio pedestre com degustação de produtos tradicionais e locais, com organização a cargo do Posto de Turismo local e Câmara Municipal de Estremoz.


Neste passeio tivemos a representação dos elementos femininos Ana Almeida e Sofia Lopes.

O momento alto do passeio pedestre: a degustação de produtos. Muito apreciado por todos.

Igualmente e à semelhança do ano anterior, a atividade ródinhas para gáudio e dos mais pequenos, que tiveram oportunidade de também acelerar as suas bikes.

Entrada para o espaço onde nos foram servidos os almoços, onde já se encontravam alguns amigos.

Foi chegar, ver e comer! Sem filas, sem confusões.

O nosso grupo de representantes.

Um brinde a este evento e à amizade que une todos os companheiros desta atividade que é o btt. Dentro das nossas possibilidades, voltaremos em 2014, pois o Estremoz Bike está presente no nosso calendário de eventos. A nota é alta: 9 em 10 possíveis, porque a perfeição é algo inatingível em eventos desta natureza.

CLASSIFICAÇÕES 30km | 55km | 85km
001.º - 03:44:42 - José Silva (Team Gold Nutrition/R Bikes & LPA/CM Coruche/BP)
002.º - 04:04:28 - Tiago Silva (individual)
003.º - 04:04:49 - Marco Mestre (Penhas BTTeam.com)
049.º - 05:36:40 - David Gonçalves (Zona 55/O Praticante) > 1.º Masters 50
094.º - 07:49:47 - Último

001.º - 02:27:50 - Fernando Carriço (Clube de Praças da Armada)
002.º - 02:30:11 - José Araújo (Mais Pedal/Evo Nutrition)
003.º - 02:30:15 - Lúcio Oliveira (Mais Pedal/Evo Nutrition)
139.º - 03:27:24 - João Valério (Zona 55/O Praticante) > 29.º Masters 40
242.º - 03:59:35 - Rui Almeida (Zona 55/O Praticante) > 52.º Masters 40
370.º - 07:48:30 - Último


ÁLBUNS
Zona 55 Bike Team (Álbum 1)
Zona 55 Bike Team (Álbum 2)
BTT TV - Álbum 1
BTT TV - Álbum 2
Estremoz Bike - Partida
Estremoz Bike - Chegada (Acácio)
Estremoz Bike - Evoramonte
Estremoz Bike - Ponte (1)
Estremoz Bike - Ponte (2)
Estremoz Bike - (Adérito)

Créditos à reportagem
Textos: João Valério
Fotos: Organização, BTT TV e Ana Almeida (Zona 55)
Vídeo: Zona 55
Colaboração: Esquadra da P.S.P. de Estremoz