domingo, 26 de maio de 2013

Participação da equipa (Tábua)

Representação a cargo de:
70km - João Valério e David Gonçalves

 Juntámos aos elementos da equipa Zona 55 (João Valério, David Gonçalves e Sofia Lopes - fotos) um grupo de amigos do Fôjo-Zybex BTT Team (Renato Valério e Hélder Valério),  para dividir as despesas e rumámos até Tábua para aquela que foi a nossa 1.ª representação neste popular evento nacional. Na foto o levantamento dos nossos dorsais logo após a nossa chegada.

 Viajámos no dia (sábado) que antecedeu a prova e chegámos ao final do dia, perfazendo os 200km que nos separavam desta localidade. Antes do apetitoso jantar num restaurante muito aprazível e junto à base do evento, fizemos o check in no Hotel Turismo de Tábua onde tínhamos a reserva feita e onde posteriormente regressámos. O hotel parecia invadido por ciclistas, pois para onde quer que nos voltássemos eles ali estavam a envergar os nomes e cores das suas respetivas equipas. Ao final da noite ainda tempo para darmos uma saltada ao bar da unidade hoteleira para convivermos um pouco e que estava bastante animado.


 Após o pequeno-almoço no hotel, servido numa sala de novo invadida por ciclistas, neste caso e em concreto por bêtetistas, lá rumámos à zona da partida/chegada da maratona que se localizava a apenas e cerca de 1km dali. 


 O pessoal ia-se posicionando na grelha de partida, após o controlo zero. Nós, conseguimos um lugar bem pertinho do arco, o que nos permitiu um arranque na frente do extenso pelotão com cerca de 850 participantes.

 Muitas foram as caras conhecidas que ali encontrámos, entre eles o Rui Costa e a Ana Santos, de Almada, os quais foram nossos companheiros no desafio Rota dos Castelos, evento por nós organizado em 2012.


 A mancha colorida do pelotão era sem dúvidas arrebatadora.


 A partida foi rápida e desde logo eu (João Valério) e o David Gonçalves nos posicionámos na frente do pelotão, tendo conseguido rolar nos 20 primeiros durante os primeiros 5kms.




 Início muito rápido e em asfalto para esticar o grande pelotão.



A nossa expectativa era alta para este evento pois já há pelo menos 3 anos que vimos tendo intenção em participar, no entanto não se tem proporcionado e só este ano foi possível, por isso estávamos ávidos por confirmar as bonitas paisagens que havíamos visto em rescaldos noutros blogues e atestar os trilhos.


A primeira parte do percurso maior (70km) que realizámos foi bastante interessante, maioritariamente por pinhal e com uns singles e descidas para largar travões. Um espectáculo! Sobe e desces com alguma frequência, mas sempre passível de se rolar a bom ritmo.

 A grande parte das intercepções com vias rodoviárias esteve sempre bem segurada pelo staff e autoridades, que se prolongou ao longo de todo o percurso e também noutras zonas. Testemunhámos também um bom nível de apoio no terreno, ambulâncias/outros veículos e pessoas.


 O percurso esteve todo ele marcado exemplarmente, inclusivamente haviam placas a informar distância em metros à próxima curva, grau dificuldade da mesma e direcção a tomar. Encontrámos muito público, especialmente nas zonas consideradas espectáculo. Fotógrafos também não faltaram em grande número, que é o que se quer! 


Na 2.ª parte do percurso, após união dos percursos tive o meu azar numa altura em que rolava a bom ritmo no encalce do Renato Valério que seguia a escassas dezenas de metros, talvez por culpa minha... numa descida técnica e na tentativa de ultrapassar uma participante que seguia apeada, ultrapassei-a e nesse momento furei o meu pneu dianteiro numa lasca de rocha. Resultado: fui de imediato ao chão mas só com alguns arranhões. Após isso fiquei tão baralhado e chateado que nem me lembrei de pedir uma câmera de ar, rolei cerca de 500mt com o pneu furado (os aros Mavic são um espetáculo) até um elemento da Organização me oferecer uma camera que me permitiu terminar os cerca de 20km que restavam.


 Uma zona de passagem no mínimo curiosa.


 Muito trabalho esta Organização teve ao desenhar o traçado pelas bonitas zonas onde rolámos e também por forma a fazê-lo passar sobre esta linha de água onde foram construídas diversas dezenas de metros de pontes permitindo-nos ver estas paisagens do interior para o exterior.


 Ao longo do percurso ainda tivemos direito e parecia que chegados do nada, bandas de música, ranchos folclóricos e outra animações, por vezes nos próprios e abastados abastecimentos.

 Uma passagem a exigir alguma técnica e destreza, face à sua pouca largura e por ser um açude.


 Os últimos 25km foram mesmo a bombar, sempre a dar gás e por trilhos dos mais bonitos que já vi em maratonas. Um verdadeiro regalo para a vista e é daqueles eventos que nos obriga a recordar de como é bom fazer btt e o porquê de o praticarmos.


 No final, nada de quedas entre o nosso grupo de amigos que participámos, apenas algum pó e lama para tirar debaixo do chuveiro no excelentes balneários com condições fenomenais disponibilizados para o efeito.

 O almoço foi outro ponto alto deste evento: um pavilhão repleto de mesas e cadeiras a lembrar um gigantesco casamento.


 As nossas únicas reclamações prenderam-se com o facto de os percursos 40 e 70 terem sido unidos a cerca de 20km do final e face às classificações, pois ao afixarem as mesmas durante o almoço desde logo detectei que a minha prestação estava em falta, tendo avisado os elementos dos tempos para o facto, os quais prontamente disseram que quando publicados iriam ser revistos, no entanto, foram precisas cerca de 3 semanas e mais uns tantos mails para que tal ficasse resolvido.

 O menu estava digno de reis. Boa comida e bem regada, tudo à vontade do freguês.


 Os nossos amigos em representação do BTT Almonda.

A nossa comitiva!
No próximo ano contamos estar novamente representados. Sem dúvidas um evento que aconselhamos vivamente a participar.

ÁLBUNS DE FOTOS



CLASSIFICAÇÃO GERAL 40KM / 70KM
001.º - 03:06:07 - Tiago Silva (individual)
002.º - 03:06:14 - Luís Marques (individual)
003.º - 03:06:35 - Hugo Carvalho (Olympia/Superbikes-CCAPP7/Gold Nutrition)
044.º - 03:48:43 - David Gonçalves (Zona 55 Bike Team)
095.º - 04:07:11 - João Valério (Zona 55 Bike Team)
342.º - 06:08:37 - Último

Créditos à reportagem
Texto: João Valério

Fotos: Bruno de Campos Costa, Leonel Vieira, Eduardo Costa, Ricardo Severino, Cláudia Peralta, Organização, Zona 55.
Vídeo: Zona 55 (a publicar brevemente)

Participação da equipa (Alcanhões)

Representação a cargo de:
35km - Pedro Silva, Rui Almeida e Carlos António

A chegada à localidade de Alcanhões, pelas 08H15, onde fizemos o levantamento de dorsais sem qualquer problema, rápido e com eficácia. Concentrações no local habitual, tendo o inicio do evento sido efectuado no horário previsto, com a respectiva volta de apresentação pela localidade, numa extensão de cerca de 2/3 km, ideal para um aquecimento muscular. Após as bikes afinadas, câmaras fotográficas e de filmar prontas, deslocá-mo-nos para o controle 0.

Rui Almeida - Pedro Silva - Carlos António
Carlos António no controlo 0.
  

Concentração no arco da partida,




Partida, com os atletas desde cedo a marcar posição,
 




Subidinha para baixar o ritmo
 


Abastecimento.


Abastecimento  muito completo, com fruta (banana e laranja), sandes, água e sumos.
 


Este é o resultado das brincadeiras ....... do atleta da Zona 55 (RA).



Desta vez o azar bateu-me à porta (R. Almeida). A 5 km da linha da meta: um furo e um rasgo no pneu de trás.

Após a meta, os massagista, ajudam os atletas a recuperar os músculos. 
1.ºs Classificados dos 60 km:
Gonçalo Pereira - Sérgio Gaspar - Filipe Afonso
1.º Classificados do 35 km:
Diogo Beirante - Pedro Marcelino - André Batista
1.ªs Classificadas femininas dos 35 km:
Raquel Santos - Liliana Perpétuo - Lina Lopes
Equipa da logística, a preparar a refeição.
 Local do almoço e convívio



Classificações - 35 km

Masculino
1. º Class. - Diogo Beirante ---- Individual ------------------ 1h 47m 01s
2.º Class. - Pedro Marcelino -- Team Sapor ---------------- 1h 50m 58s
3.º Class. - André Batista ------ Individual ------------------ 1h 51m 58s
47.º Class. - Carlos António -- Zona 55/ O Praticante ------- 2h 53m 39s
48.º Class. - Rui Almeida ----- Zona 55 / O Praticante ------ 2h 53m 44s
49.º Class. - Pedro Silva ------ Zona 55 / O Praticante ------ 2h 53m 50s
81.º Class. ------------ último ------------------------------- 3h 54m 24s

Feminino
1. º Class. - Raquel Santos --- Casais Lagartos Bike Team -- 2h 38m 33s
2.º Class. - Liliana Perpétuo ----- individual ----------------- 2h 38m 38s
3.º Class. - Lina Lpes ------------ individual ---------------- 2h 53m 55s

Classificações - 60 km
1. º Class. - Gonçalo Pereira --- RibaBike ------------------- 2h 44m 55s
2.º Class. - Sérgio Gaspar ----- 20km Almeirim / Tó Bikes--- 2h 44m 59s
3.º Class. - Filipe Afonso --- Bike Zone / Treinos J.F. Lopes - 2h 53m 55s
25.º Class. -------------------- último ------------------------ 4h 31m 12s


ÁLBUM FOTOGRÁFICO
- Rui Alexandre
- Organização e amigos

Mais um ano o Clube de BTT Zona 55, esteve presente neste Raid, e começo por dar os PARABÉNS a esta Organização, pois devemos louvar a quem tem aprendido com a experiência, superando as expectativas de ano para ano.

Apesar de ter gostado do Raid de 2012, este ano a nível de percurso, simplesmente tenho a dizer que foi muito diversificado e com trilhos espectaculares.

Deixo aqui votos de melhoras ao Miguel, atleta que teve uma infelicidade com alguma gravidade.





Um abraço a estes amigos do BTT e até 2014


Créditos à reportagem:

Texto - Rui Almeida
Fotos - Rui Alexandre, David Branco, João Nuno Pepino, Pedro Esteves, Silvana Carvalho e Zona 55.

Video - Zona 55