domingo, 9 de março de 2014

Participação da equipa (Alpiarça)

Representação a cargo de:
José Silva (40km)

Realizou-se no passado dia 9 de Março a primeira prova da Taça Regional de Maratonas do distrito de Santarém, a 7ª Maratona BTT Águias de Alpiarça 2014. Este ano a empresa organizadora do campeonato, "Trilho Perdido", acrescentou aos escalões de participação a meia-maratona federados.

Com um número considerável de participantes, o levantamento de dorsais realizou-se com alguma demora, dorsais esses que seriam devolvidos no final devido a conterem um chip de controlo para efeitos de classificação. Quem quisesse levar o dorsal para recordação, a organização disponibilizava um dorsal exactamente igual, mas sem chip e com o respectivo acréscimo no preço da inscrição.


Até à entrada para as boxes corria tudo normalmente, até que uma troca das cores na entrada para as boxes 2 e 3 levou a uma tal confusão que ora saíamos, ora entrávamos nas ditas boxes e bem próximo do início da partida regressou tudo à normalidade, mas com alguns participantes mais rápidos a saírem bastante atrás.

A partida deu-se sem atropelos.



O percurso foi bastante rolante, bem marcado e com elementos da organização nos diversos pontos-chave.

Os abastecimentos estiveram nos locais adequados, onde não parei.


Uma falha mecânica nas mudanças da bicicleta a cerca de 15 km do fim, veio condicionar o meu desempenho que ainda assim foi uma 8.ª posição do escalão veteranos B, na prova Passeio/Meia-Maratona (40 km).


ÁLBUNS DE FOTOGRAFIAS
EFR Fotografia (facebook)

CLASSIFICAÇÕES GERAIS
40KM GERAL INDIVIDUAL PROMOÇÃO VET. B
01.º - 01:33:19 - Guilherme Lopes (Casais Lagartos Bike Team)
02.º - 01:36:18 - Pedro Barrela (Gravymetal)
03.º - 01:36:26 - Luís Mira (TascaduXico)
08.º - 01:40:45 - José Silva (Zona 55 Bike Team)
64.º - 03:18:20 - Último

Créditos à reportagem:
Texto: José Silva

Fotos: EFR Fotografia, Casais Lagartos Bike Team, ABTFoto, Notícias BTT/Ciclismo.

Participação da equipa (Pego)

Representação a cargo de:
20km - Paula Silva
45km - Carlos António e João Valério

Mais uma vez estivemos presentes neste excelente evento, organizado anualmente pelo CAMP (Clube Aventura Motorizado do Pego) e que conta já com 7 edições, tendo nós também revalidado a colaboração a nível de divulgação através da revista desportiva "O Praticante".  

Chegámos um pouco em cima da hora e meio desorganizados, não fora já havermos levantado os dorsais. O nosso sócio Sérgio Vicente, natural e residente no Pego, também sócio do CAMP vestiu a cor laranja e integrou o staff da organização na tomada de tempos à zona de meta.

Após um pequeno briefing foi dada a partida oficial com recurso ao microfone pelo presidente do CAMP, Rui Gonçalves, para um pelotão de cerca de 120 betetistas divididos pelas 2 distâncias disponibilizadas.

O ritmo inicial foi médio para permitir que o pelotão não se desintegrasse enquanto a carrinha da Organização nos ia guiando por algumas das ruas da aldeia, para dar a conhecer o evento à população e simultaneamente aos participantes, muitos deles repetentes.

A volta de apresentação pela localidade foram cerca de 3km, sempre em asfalto. Ao contrário das últimas edições, este ano o percurso teve um início junto às margens do Rio Tejo, começando a terra batida logo com uma descida longa e rápida, onde muitos perderam os seus bidons.


Apesar de já ser uma zona repetida de edições anteriores, a marginal desta vez foi feita em sentido contrário. A chuva já dera lugar ao sol nos últimos dias, mas hoje, surpreendentemente, esteve quase todo o dia nublado, apesar de não estar frio nem vento. O terreno esteve rijo e com poucas dificuldades de progressão.

Passados cerca de 5 km da partida, regressámos novamente ao Pego para uma passagem junto à sede da Organização, onde nos esperava um ST com alguns cotovelos a exigirem cuidado na transição asfalto/cimento/terra.

Este evento, em uníssono com a 7.ª Maratona Águias de Alpiarça, que decorreu neste mesmo dia e onde esteve presente o nosso elemento José Silva, serviram também para oficialmente estrearmos a nova versão do nosso equipamento, que sofreu algumas alterações a nível de padrão mas mantendo as cores base.

A Paula Vicente, que se estreou aqui este ano na participação em eventos, teve algumas dificuldades a nível físico e técnico, sendo forçada a desistir antes mesmo de cumprir os 5km de prova.


Após a 2.ª passagem pela povoação fomos premiados com mais um excelente single track, bem rápido, onde no final do mesmo se encontrava um fotógrafo a captar os melhores momentos. 


Face à falta de rodagem no corrente ano, principalmente em eventos, decidi acompanhar o Carlos António até final do raid, pois ele tinha feito o turno da noite e havia dormido pouco mais de 1 hora para poder estar presente. Aproveitei assim para estrear a alterada Cube AMS 650b da nossa atleta Sofia Lopes, para ver como se portaria uma 27,5" face à minha Jorbi roda 26", que estava na box por problemas mecânicos, o que me impediu de participar no Troféu Jorbi.


Até sensivelmente ao km14 passeámos-nos junto ao Rio Tejo, por diversos sobe e desces, rolando quase sempre no interior do percurso oficial do Caminho do Tejo (GR12 E7), já bem nosso conhecido, pois também passou por ali o nosso evento Rota dos Castelos - Edição 2013.


Como não podia deixar de ser, fizemos a habitual passagem junto ao perímetro da Central Termoeléctrica do Pego. Sensivelmente ao km17 encontrámos a 1.ª zona de abastecimento, bem localizada e melhor apetrechada, com fruta (laranja e banana), sumos, sandes...


As marcações estiveram em excelente nível, com marcações no chão e com fitas. Não encontrámos qualquer dificuldade em seguir o trilho certo e muitas vezes encontrámos diversa sinalização a informar de perigo ou fazer-nos contornar zonas de maior perigosidade com balizamento através da colocação de fita.

Os elementos do staff estiveram bastante atentos nas intercepções com vias rodoviárias, o que nos permitiu bastante segurança. Sensivelmente ao km20 encontrámos a separação entre os dois percursos. A partir dali as dificuldades físicas e técnicas baixaram consideravelmente com excepção à subida do dia, localizada ao km30, logo após uma descida que nos elevou a adrenalina ao máximo.

Até final do percurso não voltámos a ver mais ninguém e tive de puxar pelo moral do Carlos, pois as forças já lhe iam faltando, mas lá cruzámos a meta com grande alarido e alegria, principalmente e acima de tudo na companhia um do outro.

No final cumprimos 613 metros de acumulado positivo e 42,84km de extensão, mas ainda com uma excelente disposição para tirar mais uma foto do nosso grupo representante.

Após lavarmos as bikes nas instalações junto à zona de meta, onde se encontrava uma máquina lavadora de pressão para facilitar o nosso trabalho, fomos tomar o banho da ordem nos balneários também ali situados ao lado, onde não faltou a água quentinha sem ter de esperar por filas. Antes da entrada para a sala onde foi servido o almoço, ainda tempo para apreciar algumas fotos apresentadas pelos fotógrafos de serviço ao evento.


O serviço de almoço atrasou um pouco, mas nada de especial. As compridas mesas foram-se compondo e aproveitámos para meter a conversa em dia com algum pessoal que já não víamos há diverso tempo, pois este ano a época de inverno foi longa e rigorosa.

O menu foi composto de sopa e frango com batatinhas, bem regado, está claro!

O Sérgio Vicente e a Paula Vicente disfarçados, ao serviço da Organização.

Após o almoço seguiu-se a cerimónia de prémios, bastante simples mas distinta.

Para o próximo ano esperamos voltar e estar presentes em mais uma edição deste bonito passeio btt, se possível com uma representação mais reforçada e também a ver se ganhamos um prémio ;)

ÁLBUNS DE FOTOGRAFIAS
Zona 55 Bike Team


CLASSIFICAÇÕES 25KM | 45KM
01.º - 01:44:31 - Octávio Vicente (Fôjo-Zybex BTT Team)
02.º - 01:52:55 - Filipe Santos (Fôjo-Zybex BTT Team)
03.º - 01:53:56 - Diogo Rosa (Núcleo Sportinguista da Golegã)
12.º - 02:36:04 - Carlos António (Zona 55/O Praticante)
13.º - 02:36:07 - João Valério (Zona 55/O Praticante)
20.º - 03:04:08 - Último

Para quem queira experimentar o percurso maior, aqui deixamos o track deste 7.º Raid BTT "Aldeia das Casas Baixas".

Créditos à reportagem:
Texto: João Valério
Fotos: ABTFoto, FotoMendes, Organização e Zona 55
Vídeo: Zona 55