segunda-feira, 26 de maio de 2014

Como carregar tracks no GPS (Garmin)

Colocação de tracks no GPS
(com e/ou sem cartão de memória)

Sendo cada vez maior o número de bttistas que optam por adquirir e utilizar este tipo de equipamento, para muitos deles e mesmo para os que já têm GPS há algum tempo, carregar um track pode por vezes ser uma tarefa difícil. Tantas são as vezes que elementos da equipa Zona 55 ou mesmo fora dela questionam como fazer, que optámos por publicar um lembrete. Assim, deixamos aqui algumas dicas para ajudar nesta tarefa.

Nota 1: O GPS, bem como, o respetivo cartão de memória, quando ligados ao computador, funcionam como se de uma pen se tratasse.

Nota 2: Os tracks que se pretendam instalar no GPS (ou cartão de memória) deverão encontrar-se no formato GPX (GPX Track), com ou sem waypoints.

Nota 3: Após o carregamento do track, é conveniente verificar no aparelho GPS que lá se encontra, acedendo ao mapa do local onde foi carregado ou simplesmente aceder ao track e escolher a opção "mostrar".


OPÇÃO A - Carregar um track a partir do computador:

Passo 1 - Ligar por cabo compatível o GPS ao computador.

Passo 2 - Deverá aparecer no écran, 1 novo dispositivo disponível (no caso do GPS não possuir cartão de memória) - ou 2 dispositivos disponíveis (no caso do GPS possuir cartão de memória).

Passo 3 - Localizar no computador (pen, ou outro acessório de armazenamento), a pasta onde se encontra o track que se pretende colocar no GPS.

Passo 4 - Copiar o track pretendido e colar (ou enviar para) no dispositivo pretendido, conforme indicação abaixo.

Memória do GPS
Seguir o seguinte caminho de subpastas: “Garmin” > “GPX” > “Archive”

Cartão de memória - por defeito aparecem 2 subpastas (Garmin e GPX).
Seguir o seguinte caminho: “Garmin” > “GPX” - posteriormente ao carregamento, aceder ao aparelho GPS, localizar o track carregado e ativar a opção “Mostrar no mapa”.

----------------------------------------------

OPÇÃO B - Carregar track a partir do GPSies:

Passo 1 – Fazer download e instalar no computador o programa “Garmin Communicator Plugin”.

Passo 2 – Localizar o track pretendido no GPSies.

Passo 3 – Escolher a opção pretendida (com ou sem waypoints), disponível no topo (“Percurso como:      Percurso & Waypoint”), abaixo “GPX Track”, mais abaixo “Exportar para o Garmin GPS”.

Passo 4 – Clicar no interior da janela que ficou ativa em “Find devices” e optar pelo aparelho GPS ou Cartão de Memória do mesmo que aparecerão listados (entre outros dispositivos nesse momento ligados ao computador).

Passo 5 – Clicar em “Send GPSies file to Garmin GPS device”. Este envio dura milésimos de segundo, pelo que dficará de imediato disponível no aparelho GPS.

Passo 6 – Para confirmar que o track já se encontra disponível, pesquisar nas pastas e subpastas mencionadas anteriormente sob o título “Opção A”.