domingo, 14 de maio de 2017

Participação da equipa (Santa Cita)

Representação da equipa a cargo de:
35km - José Silva



Realizou-se no passado dia 14 de Maio a 4.ª Edição do Raid Btt Rota dos Falcões, na localidade de Santa Cita, concelho de Tomar, evento que este ano integrou o troféu BTT Ribatejo Norte, com duas distâncias a percorrer, Mini Raid com 35km e Raid com 55km. 


Local de partida (e chegada) na zona da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cita, onde estava montado o secretariado, o espaço destinado ao almoço e  banhos (nos balneários do pavilhão desportivo). A minha inscrição foi para a distância do Mini Raid de 35 kms.


 Partida dentro do horário previsto, com saída e entrada em piso de terra passados poucos metros, com a primeira subida em asfalto já fora da localidade e até à entrada novamente e a surgir o primeiro single com cerca de 3 km's.


Com condições climatéricas adversas alguns dias antes, a deixar o piso um pouco pesado em algumas zonas, esperava-nos uma prova tecnicamente exigente com alguns singles fabulosos. 



O percurso com cerca de 35 kms, apresentava uma altimetria cerca de 700m, mas algo exigente tecnicamente a nível do piso com single track's de cortar a respiração com pontes de madeira e travessia de ribeiras pelo meio, bem marcado com fitas, marcação no pavimento e placas bem visíveis nas zonas de perigo, elementos da organização colocados nos locais de travessia de asfalto, abastecimentos bem colocados. 






De salientar a prova não correu como previsto para os concorrentes que seguiam na frente, uma vez que, onde deveríamos seguir em asfalto, cortámos à esquerda para o último single, onde deveria estar alguém da organização a indicar-nos a direcção certa. Conclusão, o engano fez com que regressássemos à partida perdendo bastante tempo com a ultrapassagem aos concorrentes mais lentos, sobretudo no single mais longo. Para muitos a prova terminaria ali mas, ainda assim, resolvi continuar e minha decisão levou-me ao lugar mais baixo do pódio do escalão.  



 Em relação ao almoço, não tenho comentários porque  a inscrição não incluia. Em relação aos banhos, as instalações tinham as condições mínimas, água quente e espaço. Em relação à minha prestação, classifiquei-me em 22º lugar da geral do mini raid e 3º do escalão Vet. C com a distância percorrida de 37 Km em 2h10m. 

CLASSIFICAÇÕES GERAIS
001.º - 01:46:01 - Fábio Silva (Roda Livre Cartaxo Team)
002.º - 01:46:06 - Nelson Manique (H. C. Turquel/Carnes Valinho/Valsabor)
003.º - 01:47:36 - André Pereira (Ultra Pedal)
022.º - 02:10:49 - José Silva (Clube de BTT Zona 55) 3.º Vet. C
219.º - 05:01:26 - Último

Créditos à reportagem
Texto: José Silva
Fotos: António Lemos, Casais Lagartos Bike Team, Susana Faria, Urbina Varela